Tantas frases que eu já ouvi por aí sobre relacionamentos como "A vida é a arte do encontro", "que seja eterno enquanto dure", entre outras. Até que outro dia eu pensei numa coisa que nunca li em lugar algum. Ou li e não prestei atenção, ou nunca vi mesmo: o que fazemos com os planos que temos com alguém depois que nos separamos?

Que temos que levantar, sacodir a poeira e seguir, isso ninguém precisa mais me dizer. Às vezes é difícil, tenso, mas temos que pensar sempre à frente e aprender com o passado. Mas e os planos, ora bolas?! Morrem? JAMAIS. Se são planos, devem ser sonhos. Se são sonhos, são fruto dos seus desejos, que te guiam, que fazem você querer conquistar as coisas na vida, que fazem você levantar da cama.

E levanta, homem! Acorda, mulher! O mundo lá fora é grande e há pessoas aos montes querendo te conhecer! Ou até mesmo eu, por que não? Guarde seus sonhos, recém-separada (ou ainda solteira). Guarde-os e espere o momento em que alguém entrará de novo em sua vida para você dividir esses planos com essa pessoa. E algumas vezes essa pessoa tá do seu lado e você ainda não viu.

Se o outro arrumou outra, se seguiu, se tá "andando pra você", faça o mesmo! Se você acha que se entregou demais e agora ele não reconhece, problema dele! Pelo menos você sabe o quanto lutou para que desse certo, mas uma relação não é feita por uma pessoa só. Se precisar de alguém, conta comigo. Seguro o banco da bicicleta enquanto você cria confiança pra andar sem rodinha. Mas a ciclovia é grande e eu não posso correr ao seu lado. Pedale sozinho, enxergue o horizonte e vá buscá-lo. Depois admire a vista, e veja a recompensa de ter se esforçado, seguido em frente.

Planos são instantes em que queremos determinar o modo como o futuro será, mas o futuro não se escolhe, o futuro se vive, na forma do presente. E saiba que seus desejos serão seus. Pronome possessivo e intransferível! Compartilhe-os com quem julgar merecer, mas não nunca os deixe morrer.

- G. Lacombe